Como agendar um post no Instagram: veja um passo a passo e ferramentas para usar

O Instagram não pode ficar de fora de sua estratégia de redes sociais; e agendar as publicações é uma das formas de garantir presença frequente na timeline dos seguidores do seu perfil

Você sabia que o Instagram é top 3 na lista das redes sociais mais usadas no Brasil? Fica atrás apenas do WhatsApp (169 mi) e YouTube (142 mi), somando mais de 113 milhões de usuários ativos, de acordo com dados de fevereiro de 2023 do relatório produzido em parceria por We Are Social e Meltwater.

Desde o começo, mas principalmente a partir de 2012, quando foi comprado pelo Facebook, o “Insta” se destacou para marcas e empresas como uma ferramenta poderosa para alcançar e se conectar com o público, gerando não só engajamento via likes, comentários e compartilhamentos.

No entanto, gerenciar uma conta do Instagram pode ser um desafio, especialmente quando se trata de postar conteúdo regularmente. Felizmente, é possível agendar posts no Instagram, e três bons motivos justificam essa decisão:

Economia de tempo: ao agendar posts, você pode dedicar um tempo específico para criar e programar seu conteúdo, em vez de ter que postar manualmente todos os dias.

🔄 Consistência: o agendamento de posts garante que seu conteúdo seja publicado de forma consistente, o que é essencial para manter o engajamento do público.

🕰️ Melhores horários: com o agendamento, você pode garantir que seus posts sejam publicados nos horários em que seu público está mais ativo.

Se você ainda não sabe como agendar um post no Instagram, continue lendo para conferir o passo a passo completo e nossa dica especial para incrementar sua rotina para redes sociais.

Passo a passo: como agendar um post no Instagram

Passo 1: Acesse a Meta Business Suite do Facebook

Como você sabe, o Instagram é de propriedade da Meta, a mesma empresa que é dona do Facebook. Por isso, existe uma única plataforma, a Meta Business Suite, que permite, entre outras funcionalidades, o agendamento de posts para ambas redes sociais.

Dessa forma, para agendar no Instagram de forma nativa, é preciso ter uma página no Facebook para ter acesso ao Meta Business Suite.

Passo 2: Conecte sua conta do Instagram

Para ter acesso à Meta Business Suite, você precisará conectar sua conta do Instagram. Para fazer isso, acesse a página business.facebook.com, logado em sua conta do Facebook.

Em seguida, clique em Configurações, depois em Ativos de negócios e, por fim, em Adicionar ativos. Selecione Conta do Instagram. Siga as instruções para inserir sua conta, aceitar os termos e confirmar o acesso à Meta Business Suite.

Passo 3: Crie sua postagem

Agora que sua conta do Instagram está conectada, você pode começar a criar sua postagem. Lembrando que você estará habilitado para postar ou programar posts também para o Facebook.

Para começar a agendar suas postagens, clique no botão Criar publicação. Em seguida, no campo Publicar em, selecione sua conta do Instagram.

Depois, escolha qual tipo de mídia (foto ou vídeo) e envie o arquivo.

Finalizando essa etapa de criação do post, escreva o texto-legenda.

Passo 4: Programe sua postagem

Depois de criar sua postagem, chegou o momento de agendá-la. E você faz isso no campo “Opções de programação”. Escolha a opção “Programar”, que fica entre as opções “Publicar agora” e “Salvar como rascunho”.

Ao clicar em “Programar”, você confere os campos Data e Horário para escolher o mais indicado para sua publicação. Feita a escolha, para confirmar o agendamento basta clicar no botão “Programar”.

Importante: O acesso à Meta Business Suite pode ser feito pela versão web no desktop ou pelo aplicativo disponível para iOS e Android.

Fonte: Resultados Digitais

Deixe um comentário