Abrir Menu+

Você conhece a história dos nomes das marcas famosas?

Descubra o significado por trás dos símbolos de algumas das maiores fabricantes automobilísticas do mundo.

Audi, BMW, Ferrari, Aston Martin, você com certeza já ouviu falar nesses nomes, possivelmente até já os associa com as logos ou alguns dos veículos dessas marcas, que se tornaram sinônimo de qualidade automobilística com o passar dos anos. Verdadeiros símbolos de status e velocidade.

Mas você conhece a história por trás das logos dessas marcas? Por quê a logo da Lamborghini é um touro, por exemplo? Qual o significado do símbolo de três pontas da Mercedes-Benz ou dos quatro círculos da Audi? Trazemos aqui um especial sobre as marcas, suas logos e sua história pra te deixar bem informado quando o assunto são os titãs da indústria automobilística.

 

Audi

carros-logos-Audi

A história da origem do nome Audi junto de sua logo é fruto de muita confusão e desentendimento entre August Horch e os diretores de sua antiga empresa, chamada Horch, em 1899.

A origem do nome da empresa

Após deixar a própria empresa abandonando todos os projetos para o futuro que havia iniciado, August não poderia começar outra empresa com seu próprio nome devido a acordos contratuais.

Foi aí que uma tarde seu filho, estudando latim, sugeriu que o nome da nova empresa fosse “Audi”, já que Horch em alemão significa Hark, ouvir, que em latim, fica Audi.

A origem do logo da empresa

Em 1932 as empresas Wnaderer, Hork, DKW e Audi se fundiram para a criação da Auto Union G, empresa que focava somente na produção de automóveis. Essa aliança é a razão do logo, os quatro círculos entrelaçados simbolizando a união das empresas.

Em 1939 a empresa parou a fabricação de automóveis devido a segunda guerra mundial, focando seus serviços na fabricação de material bélico.

Nesse período, quando a Volkswagen já era dona da Audi, as fábricas foram destruídas e todo seu material foi levado para a Rússia.

Com o passar dos anos a Auto Union foi lançando novos modelos de carro e motores que se tornaram sucesso, eventualmente o nome foi simplificado para Audi como conhecemos hoje, uma das maiores fabricantes de carros de luxo.

 

BMW

carros-logos-BMW

A BMW antigamente costumava ser uma fábrica de motores para aeronaves, e eventualmente se tornou em focada em veículos automotores. Mas como ocorreu essa mudança?

A origem do nome BMW

Em 1917, era fundada a Bayerische Motores Werk (fábrica bávara de motores), o criador era Franz Josef Popp, e o nome da empresa tinha como objetivo destacar a mudança de alinhamento da marca, que antes chamada de Rapp Motorenwerke, fabricava motores para aeronaves.

A origem do logo da BMW

O logo da BMW foi reciclado da empresa anterior, mas como era bonito, poucas alterações foram feitas. O circulo dividido em quatro partes da BMW simbolizam as hélices dos aviões, remetendo ao alinhamento antigo da empresa.

 

Mercedes-Benz

carros-logos-Mercedes

A Mercedes-Benz possui um dos nomes mais atípicos entre todas as montadoras de carros de luxo, mas de onde ele veio? Se liga:

História da Mercedes-Benz

Em 1885 o lendário fabricante de motores Gottlieb Daimler inventou um motor de combustão interna que podia fazer qualquer veículo andar, o que trouxe certo renome a sua empresa, na época chamada de DMG.

Em 1900, a carreira de Daimler se cruzou com o diplomata Emill Jellinek, que encomendou a Daimler 36 veículos, com a condição de que possuíssem o apelido de sua filha, Mercedes.

O sucesso dos veículos foi tanto que Emill propôs a Daimler a criação de uma empresa, a qual acabou administrando.

Com o sucesso vindouro, acabaram surgindo empresas interessadas e por fim, a Mercedes se fundiu com a empresa Benz, se chamando então, Mercedes-Benz.

A origem do logo da Mercedes-Benz

O fundamento do logo da marca são três pontas, que simbolizam a filosofia de Daimler de que seus motores podiam mover qualquer tipo de veículo, fossem eles da terra, água, ou céu.

 

Porsche

carros-logos-Porsche

Fundada pelo icônico Ferdinando Porsche, criador do Fusca, a marca é uma das que possuem um dos logos mais imponentes da atualidade. Mas da onde que ele veio? A gente te conta:

A história da Porsche

Ferdinand Porsche estava acostumado a fazer projetos veiculares pra outras montadoras, mas sempre sonhou em possuir sua própria linha de automóveis, o que veio a se tornar realidade eventualmente, graças ao seu talento e a qualidade dos carros que fabricava.

A Porsche teve início em 1948 graças ao protótipo 356 Roadster.

A origem do logo da Porsche

No começo, a empresa não utilizava uma logo.

Reza a lenda que em 1952, após a morte de Ferdinand, seu filho Ferry Porsche fez uma viagem para Nova York na qual se encontrou com Max Hoffman, um importador de carros que sugeriu a criação de um símbolo para a marca. Nesse momento, Ferry, pensando no gosto por prestígio e status dos clientes, rabiscou o logo num guardanapo que enviou para Alemanha, onde designers mais experientes trabalharam em cima dos traços iniciais até criarem o logo como ele é conhecido hoje.

Os elementos presentes na logo simbolizam o estado de Wurttemberg, embora o cavalo do brasão da Porsche se pareça com o da Ferrari, o significado é completamente outro, remetendo as raízes na cidade de Stuttgart, que em português pode significar campo de cavalos.

 

Aston Martin

carros-logos-Aston-Martin

Iniciada em 1913 pelos empresários Lionel Martin e Robert Bamford sob o nome de Bamford & Martin, a empresa vendia carros de outras marcas.

A história da Aston Martin

Lionel Martin era um fanático por disputas automotivas, a ponto de chegar a desenvolver carros para corridas.

Após vencer a corrida Aston Hill Climb em 1914, Martin se inpirou para nomear seu primeiro carro, o famoso Aston Martin.

Graças a primeira guerra e pelos fundadores da empresa estarem envolvidos nas batalhas, a empresa Bamford & Martin foi vendida, se tornando Aston Martin Motors.

A origem do logo da Aston Martin

A logo da Aston Martin é uma das mais difíceis de serem interpretados, mas a definição mais aceita é que foi inspirada em hieróglifos egípcios, e o desenho das asas representam o esforço da empresa em se manter viva em tempos de crise.

 

Ferrari

carros-logos-Ferrari

Sendo possivelmente a logo mais famosa dessa lista, o cavalo rampante simbolizando status é o elemento principal do brasão da Ferrari, uma das marcas de maior peso quando se fala em carros de luxo.

A história da Ferrari

Após o final da segunda guerra mundial é formada a Ferrari, que anteriormente fazia partes para aviões durante o governo Mussolini. O primeiro carro lançado pela empresa foi o Ferrari 125 Sport com um motor V12 de 1500 cc.

A origem do logo da Ferrari

O icônico logo da Ferrari teve sua história inciada durante a primeira guerra mundial, quando o aviador Francesco Baracca, conde da força aérea italiana, pintou na lateral do seu avião um cavalo.

Segundo estudos a pintura do cavalo era uma lembrança de sua primeira batalha na guerra, aonde havia abatido um avião alemão que continha o mesmo cavalo pintado em sua fuselagem.

Francesco morreu jovem em 1919, mas graças aos seus feitos de guerra foi condecorado como herói na Itália.

No ano de 1923, o fundador da marca, Enzo Ferrari conheceu a mãe de Baracca, e nesse encontro ela sugeriu que a empresa usasse o cavalo pintado no avião do filho como logo, afirmando que traria boa sorte.

O cavalo foi adotado na composição da logo, junto de outros elementos que completam o brasão, como o fundo de cor amarela, remetendo ao escudo de Módena, e as cores da bandeira italiana.

 

Lamborghini

carros-logos-Lamborghini
A história da Lamborghini é digna de cinema, contando com uma trama de desentendimentos e superação, o gatilho para a criação da empresa surgiu justamente de uma Ferrari defeituosa.

A história da Lamborghini

Era uma vez um fabricante de tratores chamado Ferruccio Lamborghini.

Ferrucio possuía uma Ferrari defeituosa, a embreagem não funcionava direito e a concessionária não conseguia resolver o problema.

Irritado, Ferruccio entrou em contato diretamente com Enzo Ferrari, que lhe respondeu furiosamente dizendo que aquilo era uma Ferrari, e caso ele não gostasse, era pra comprar outro carro.

Ferruccio então não deixou se abalar, consertou sua Ferrari e mais pra frente, em 1963, criou a Ferruccio Lamborghini Automobili.

A origem do logo da Lamborghini

Ferruccio possuía um grande fascínio por touros, além de ser do signo de touro, era um espectador frequente das touradas italianas.

Isso justifica o touro na logo, mas vale também a curiosidade de que todos os nomes de veículos da Lamborghini eram nomes de touros famosos.

Digna de menção é a história do touro Murciélago, que, segundo as histórias, sobreviveu a 24 estocadas de espada do toureiro e teve a vida poupada graças ao pedido da plateia, depois passou a viver tranquilamente em uma fazenda.

Tags:






Trabalhos mais buscados




1
Olá, tudo bem?
Como posso te ajudar?