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Como criar um flyer, anuncio, cartaz ou catalogo?

1. O que precisa ser comunicado através do material?
Defina por tópicos tudo o que você acha que precisa conter em seu flyer. Se o conteúdo ficar muito extenso, procure separar o que é essencial e concentre-se na produção de textos em cima disso. Flyer é um material essencialmente promocional e caracteriza-se por pouco texto. Tenha um título curto e poderoso que chame a atenção do seu público.

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2. Escolha um formato;
O formato de um flyer vai depender muito do tamanho do conteúdo. Considerando o aproveitamento dos papéis mais comuns em gráficas, os tamanhos de flyer sugeridos são:
Esses tamanhos favorecem um ótimo aproveitamento gráfico, evitando o desperdício de papel. Não esqueça que você pode usar os dois lados do material, duplicando o seu espaço.

3. Defina o programa que vai utilizar;
Corel Draw, Adobe Illustrator, Photoshop ou InDesign: fique com algum destes programas para criar seu material, pois eles te oferecerão mais recursos para criar. Qual programa escolher?

4. Crie o arquivo pensando na impressão;
– Desenhe o retângulo com formato com linhas sólidas. O arquivo deve ter uma margem de impressão de, no mínimo, 3mm para dentro e para fora desta figura principal;
– O padrão de cor é CMYK. Arquivos em RGB precisarão ser convertidos. Caso contrário não serão aceitos em gráficas. As cores podem ser ajustadas por meio de uma prova de impressão.

5. Distribua o conteúdo;
Que parte do conteúdo pode ficar na frente? Que parte fica em segundo plano e pode ficar no verso? A chamada com o texto introdutório deve ficar de um lado e a parte de contatos de outro (algumas empresas usam até um pequeno mapa). Todavia, isso não é uma regra imutável.

6. Layout e diagramação;
Siga a identidade visual da empresa. Prefira usar as mesmas cores e fontes, para que o seu publico-alvo faça uma associação rápida em termos visuais. Promoções podem ter conceitos e artes específicas. Se você não sabe qual caminho seguir, opte por algo mais seguro. Não use uma tipografia em cada linha com cores diferentes. Escolha duas ou três fontes apenas que combinem entre si. Tome cuidado com o tamanho do texto. Ele precisa ser lido por todos.

7. Fotos, imagens e ilustrações;
Utilize recursos gráficos como fotos, desenhos e ilustrações. Selecione tudo o que ajude a vender a sua ideia. Fotos e imagens em bitmap precisam ter 300dpi como resolução final no tamanho real no material. Trate as imagens ajustando cores e contrastes no Photoshop. Isso fará uma grande diferença no resultado final.

8. Prova de impressão;
Com o material montado, faça um teste na sua impressora. É muito comum acharmos erros de digitação ou de encaixes em impressos que não percebemos na tela do computador. Corrija os eventuais erros e mande para a gráfica escolhida para uma prova de impressão. Se tudo estiver ok, libere o material para a produção.

9. Produção em gráfica;
Escolha a gráfica pelos impressos que ela produz. Peça exemplos e amostras antes de autorizar o orçamento. Não existe tiragem mínima, mas o recomendado é não imprimir menos do que 300 unidades em função dos custos de calibragem de impressão. Para o orçamento, compare as quantidades. Peça para ver o valor de três quantidades diferentes. Quanto mais você imprimir, menor o custo unitário.

Confira alguns exemplos de matérias feita pela Zoom Pixel Propaganda:

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Cabarett dia 06 Maio no ParkArt

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